Alienação Parental: Deputados aprovam projeto de lei que institui semana estadual de conscientização
Conforme projeto, celebração deve ocorrer anualmente no período que inclui dia 25 de abril.

Com 13 votos favoráveis, os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei (PL) nº 118/2022, proposto pela parlamentar Angela Águida Portella (PP), que institui a Semana Estadual de Conscientização sobre Alienação Parental, a ser comemorada anualmente na semana que incluir o dia 25 de abril.
A votação ocorreu durante a sessão desta quarta-feira, 7, no Plenário Noêmia Bastos Amazonas, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).
Alienação parental é a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, avós ou pelos que tenham o menor sob a guarda, autoridade ou vigilância. A prática pode prejudicar a relação da criança com o outro genitor.
Conforme o PL, o objetivo é ampliar a discussão, a divulgação e, consequentemente, a prevenção da alienação parental por meio de eventos e procedimentos informativos, educativos e debates.
“As crianças e adolescentes possuem inúmeros direitos asseverados em vários diplomas normativos, em especial, cita-se a dignidade da pessoa. Nesse sentido, trazemos essa semana de conscientização sobre a alienação parental, com o fito de erradicar essa prática tão corriqueira, que prejudica crianças e adolescentes, que poderão apresentar quadros depressivos, transtornos comportamentais ou de identidade”, afirmou Portella no texto da justificação do projeto.
Suellen Gurgel